Obras de renovação e restauro da Casa de Camilo (Castelo Branco) serão inauguradas em março
16 de março de 2022 é a data prevista para a inauguração das obras de renovação e restauro do novo conjunto camiliano que está a nascer em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão, constituído pela Quinta e Casa dos Caseiros, à traça original do edificado.
A data, em que se assinalam os 197 anos do nascimento do romancista, foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, na passada sexta-feira, durante uma visita de trabalho realizada às obras.Com um investimento de cerca de 320 mil euros, as obras visaram a remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo. “O restauro da casa dos caseiros e a renovação da quinta irá permitir, não só oferecer aos visitantes um cenário tão semelhante quanto o que Camilo viveu, mas também permitir que com essas novas infraestruturas possamos diversificar ainda mais a oferta educativa e pedagógica”, como explicou o diretor da Casa de Camilo, José Manuel de Oliveira. Segundo explicou o responsável, a Casa dos Caseiros terá duas valências essenciais: uma dedicada aos serviços educativos e outra composta por uma cozinha que possibilitará servir refeições com ementa camiliana. Haverá, ainda, um novo espaço constituído por um sequeiro e logradouro para o desenvolvimento de atividades do quotidiano oitocentista.
Refira-se que Camilo Castelo Branco residiu na casa de Seide cerca de 26 anos. Aqui chegou por amor, aqui escreveu, viveu com a família e aqui pôs termo à vida. Considerada a mais emblemática memória viva do maior escritor do romantismo português, a Casa de São Miguel de Seide ganhou um significado histórico de fundamental importância para o conhecimento profundo de todas as temáticas camilianas.
--