Primeira exposição em Barcelos do projeto "NÓS OS LOUCOS"
Abre ao público, no dia 11 de março pelas 18h00, na Sala Gótica dos Paços do Concelho de Barcelos, a exposição “Trabalho Emprego Artista Pintor” no âmbito do Projeto "Nós os Loucos".
Trata-se de um “Projeto expositivo" resultante das residências artísticas em quatro hospitais psiquiátricos, incluindo duas unidades do Instituto São João de Deus em Barcelos.
São 36 obras de artistas inesperados. António, Ivo, Bento, são alguns dos nomes de quinze pessoas totalmente anónimas, mas que em “Trabalho Emprego Artista Pintor” são as estrelas revelação.
O projeto "Nós os Loucos" visa a experimentação do desenho enquanto meio de construção de processos criativos dirigido a residentes de instituições de saúde mental nacionais, encarando o papel do artista enquanto veículo para o despertar da consciência criativa e de guia no caminho a percorrer pelos residentes destas instituições.
Esta mostra artística é o primeiro evento público de "Nós os Loucos", projecto co-criado pelo Manicómio e pela Viarco - Fábrica Portuguesa de Lápis , em que durante seis meses foram criadas salas imersivas de desenho que contaram com 94 participantes, 65 destes de Barcelos.
A exposição fica patente ao público na Sala Gótica dos Paços do Concelho de Barcelos, até 16 de abril.

--