Header Ads

Publicidade

GNR resgata casal de jovens retidos na Cascata do Arado

 



A Guarda Nacional Republicana, através do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional do Peneda-Gerês (PTBRM PNPG) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), no dia 7 de agosto, resgatou um casal de jovens retidos na Cascata do Arado na freguesia de Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro.

Em comunicado da GNR é descrito que no âmbito de um alerta efetuado pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga, os militares da Guarda deslocaram-se para o local e depararam-se com um casal retido a meio da cascata, da qual não conseguiam prosseguir pelo próprio pé.

Perante a situação, um dos militares foi ter com as vítimas, para as ancorar e prestar auxílio e até à chegada de mais militares em apoio. A operação de resgate passou por possibilitar a retirada do jovem casal em segurança, com recurso a técnicas de cordas, tendo de seguido sido encaminhados pelo trilho de regresso á sua viatura. O casal não tinha quaisquer ferimentos nem precisou de assistência médica.

No mesmo comunicado, a GNR aconselha para a segurança de todos:

  • Cuidado ao passar em zonas com água, pois por norma são mais escorregadias;
  • Use calçado adequado;
  • Não se aproxime de zonas perigosas;
  • Não se distraía com o telemóvel;
  • Se levar crianças consigo, não as deixe andar livremente, adote sempre uma postura defensiva, adequando a sua forma de estar, de acordo com o terreno que se encontra.

No local estiveram presentes duas equipas do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PTBRM-PNPG) e uma equipa do Posto de Intervenção Proteção e Socorro (PIPS) de Arcos de Valdevez.

Foto: GNR