Header Ads

Publicidade

Praça D. Sebastião em Esposende requalificada com novo mural

 


No âmbito das comemorações dos 450 anos do Município de Esposende, foi inaugurada no dia 19 de agosto de 2022, a requalificação da Praça D. Sebastião, que passa a apresentar um mural onde estão representadas as 15 freguesias de Esposende.

Esta requalificação esta Inserida no projeto global de requalificação do centro da cidade de Esposende que compreende a zona envolvente ao mercado municipal, o largo Rodrigues Sampaio e da Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires.

“A estátua do escultor português Lagoa Henriques, surge agora enquadrada por um mural que marca os 450 anos do Município, retratando o conceito de identidade e território que dão mote às comemorações”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, durante a cerimónia de inauguração.

Para o artista António Mendanha, o trabalho “reuniu os elementos iconográficos de todas as freguesias, preservando as caraterísticas das pessoas de cada freguesia. Aqui releva-se a importância do fator humano”.

O arranjo urbanístico confere um novo enquadramento à estátua de D. Sebastião e a praça passa a ostentar um mural de azulejo dos artistas plásticos esposendenses António Mendanha, Nuno Mendanha e Vânia Mendanha, onde estão representadas as quinze freguesias, sugerindo uma síntese da história, tradições, atividades e personalidades do concelho de Esposende.

450 anos após ter atribuído o foral a Esposende, o Rei D. Sebastião, recebe nova homenagem do “nobre povoado de pescadores e armadores de navios”, aos quais, por Carta Régia, no dia 19 de agosto de 1572, reconheceu o estatuto de vila e concelho.