"Casa das Competências" vai ajudar a retirar pessoas sem-abrigo das ruas de Braga
![]() |
| A vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, da CM de Braga, Carla Sepúlveda |
O Município de Braga e o Human Power Hub Braga (HPH) promoveram a 2ª edição da Expo Social de Braga, integrada na 4ª edição do Fórum Inovação Social 2022, que teve particular enfoque nas temáticas do Empreendedorismo, Impacto e Inovação Social.
O evento decorreu nos dias 12 e 13 de Outubro, no Espaço Vita e teve como objetivo posicionar a Inovação Social como um imperativo para a criação de soluções diferenciadoras e disruptivas para combater os problemas sociais complexos no Concelho. Parte de uma visão estratégica do Município de Braga, desde 2017, com o intuito de consolidar uma intervenção integrada para a Cidade assente no suporte ao crescimento de um ecossistema social transformador e mais coeso e eficiente para o desenvolvimento social.
O Município de Braga tem em fase de implementação a ‘Casa das Competências’, estrutura que visa a reintegração social e profissional de sem-abrigo através de um programa de empregabilidade e oferta de serviços de apoio psicológico e jurídico, entre outros.
A vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, adiantou no primeiro dia do Fórum de Inovação Social de Braga, que a ‘Casa das Competências’, resultado do plano de ação local elaborado no âmbito da rede URBACT ‘Global Goals for Cities’ de que Braga faz parte, tem como parceiros a Bragahabit – Empresa Municipal de Habitação, a Cáritas de Braga e a empresa ‘Focus Group’.

--