Header Ads

Publicidade

112 Transfronteiriço avança no Norte de Portugal e Galiza

 



Realiza-se esta sexta-feira em Viana do Castelo, a 33ª Cimeira Luso-Espanhola presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.

A Cimeira Ibérica será dedicada à Inovação. Este encontro dá continuidade ao aprofundamento das relações bilaterais, reunindo duas dezenas de membros dos Governos dos dois países. A última Cimeira decorreu em 28 de outubro de 2021 em Trujillo.

A Cimeira decorrerá na Pousada de Santa Luzia, em Viana do Castelo, antecedida de cerimónia de honras militares e cumprimentos na Praça da República. Antes, em Braga, os dois chefes de Governo visitam o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, exemplo de excelência de inovação, fundado pelos Governos de Portugal e Espanha.


112 Transfronteiriço


O 112 Transfronteiriço, para resposta de urgência em saúde, avança hoje na Galiza e Norte de Portugal, com a assinatura de um protocolo na Cimeira Ibérica, disse a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O 112 Transfronteiriço vai garantir a "assistência médica rápida e adequada em situações de urgência e de emergência, pelos meios que estão mais próximos, independentemente de serem portugueses e espanhóis".

O protocolo é "um projeto-piloto para assistência médica de urgência entre a Galiza e a região Norte de Portugal, que entrará logo em funcionamento após a assinatura", pelo Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e pela entidade de saúde da Galiza, durante a Cimeira Ibérica que decorre hoje em Viana do Castelo.