Carvalho de Calvos em 10º no concurso Árvore do ano 2023

A sexta edição do Concurso Nacional Árvore do Ano, que é feito através de uma votação online, anunciou no dia 9 de janeiro, a árvore vencedora e a lista das 10 primeiras classificadas.
A árvore portuguesa de 2023 é o monumental Eucalipto de Contige, situado na freguesia de Sátão, em Viseu. Com uma altura de 43 metros e um perímetro de tronco de 11 metros.
O Carvalho de Calvos, um carvalho alvarinho com mais de 500 anos, situado na freguesia de Calvos, na Póvoa de Lanhoso, é o mais antigo da Península Ibérica e um dos mais velhos da Europa, recebeu o honroso 10.º lugar.
A classificação dos 3 primeiros lugares:
1º Eucalipto de Contige
2º Azinheira de Alportel
3º Castanheiro Gigante de Guilhafonso
Agora, o Eucalipto de Contige é o candidato português no concurso europeu Tree of The Year 2023, cujas votações decorrerão on-line durante o próximo mês de fevereiro.
O concurso da Árvore Europeia do Ano teve início em 2011, organizado pela Environmental Partnership Association. A participação portuguesa realiza-se desde 2018 e é promovida pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica.
No site https://portugal.treeoftheyear.eu/results, pode consultar as votações e as histórias de cada uma das árvores candidatas nesta sexta edição.
--