Header Ads

Publicidade

Braga vai ser palco da festa do centenário do Corpo Nacional de Escutas

 


Nos dias 27 e 28 de Maio, Braga vai receber as comemorações do centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE), juntando várias dezenas de milhar de escuteiros na Cidade. 

A ‘Festa do Centenário’, terá diversas atividades que serão realizadas em vários locais da Cidade, e inclui o ‘Fórum 100’, uma oportunidade de discussão e debate de ideias, cujas conclusões serão posteriormente apresentadas em Outubro, no congresso de encerramento das celebrações do centenário.

O lançamento oficial da festa do Centenário decorreu neste sábado, 25 de fevereiro, na Sede Regional de Braga do CNE. O evento contou com a presença de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, de D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga e ainda do Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria.

Braga vai inaugurar, no contexto deste centenário, um monumento ao Escutismo, como “reconhecimento da cidade ao trabalho dos escuteiros, no país e em todo o mundo”, que será instalado no Jardim dos Chorões.

O escutismo é um movimento mundial, fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, com o intuito de proporcionar aos jovens uma formação global, de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.

O Corpo Nacional de Escutas foi fundado a 27 de maio de 1923, e é a maior associação de juventude em Portugal, com mais de 72 mil elementos, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos em 20 regiões.

Imagem/Foto: CNE