Governo apresenta novas medidas para mitigar o custo de vida

O Governo apresentou esta sexta feira um pacote de medidas para atenuar o impacto nas famílias da elevada inflação, as novas medidas para mitigar o aumento do custo de vida dos portugueses.
A redução do IVA em bens alimentares essenciais, a atualização dos rendimentos dos trabalhadores em funções públicas e o reforço dos apoios sociais foram as medidas apresentadas, respetivamente, pelo Ministro das Finanças, Fernando Medina, pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
As medidas anunciadas:
Intenção de reduzir o IVA para 0% num cabaz de bens alimentares essenciais
Apoio de 30 euros por mês para famílias vulneráveis. A este valor acrescem mais 15 euros mensais por cada filho com abono de família.
Aumentos adicionais de 1% para a Função Pública. Adicionalmente, o subsídio de refeição passará de 5,2 euros para 6 euros.
Isenção ao subsídio de refeição no privado. Com o aumento do subsídio de refeição da Função Pública, anunciado esta sexta-feira pelo Governo, os limites que estão isentos de IRS no setor privado também vão subir.
Apoio à produção agrícola. O Governo vai conceder um apoio direto aos produtores agrícolas para fazer frente ao aumento dos custos de produção. Ainda se desconhecem detalhes sobre estes apoios, tendo o ministro das Finanças indicado que as negociações com o setor ainda prosseguem.
--