Esposende celebra Festas e Romaria de S. Bartolomeu do Mar


Romaria de São Bartolomeu do Mar
Todos os anos, no dia 24 de agosto, realiza-se a Romaria de São Bartolomeu do Mar, padroeiro da freguesia com o mesmo nome, do concelho de Esposende, durante a qual as crianças são levadas a mergulhar, pelo menos três vezes, na água fria do mar. Para que fiquem livres de muitos males.
Manda a tradição, que remonta ao século XVI (1566), que no dia 24 de agosto, as crianças e respetivos pais transportem uma galinha ou frango (pinto ou “pito”, como por lá se diz) preto(a) durante três voltas à Igreja, que passem outras tantas vezes debaixo do andor e que, depois, vão à praia “furar” ondas em número ímpar: três, cinco, sete ou nove, o chamado “banho santo”.
Durante a romaria, a praia local enche-se de gente, apesar do frio e da temperatura gelada da água. O chamado banho-santo é um dos pontos altos da romaria da terra.
Assim se esconjuram os medos das crianças e se curam maleitas como a gaguez, a epilepsia ou a gota. No entanto, e segundo dizem, “têm que ir ao banho antes de completar os sete anos de idade para que a tradição seja cumprida”.
Esta superstição é antiga, pois remonta ao século XIX. Teve origem numa lenda, segundo a qual todos os anos, precisamente no dia 24 de agosto, o diabo anda à solta, só voltando ao mar quando anoitece. É esse o motivo para levar as crianças ao mar, durante o dia, para que aproveitem as águas ‘puras’, e assim se curarem de muitos males.
De tarde, faz-se o chamado agradecimento ao Santo, através de uma procissão tida como «uma das mais imponentes» do Norte de Portugal, onde participam centenas de figurantes, que reconstituem episódios bíblicos, e andores de grande porte.
--