Header Ads

Publicidade

Comemorações do 27º aniversário da chegada do Navio Gil Eannes a Viana do Castelo

 




O Navio Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.

Em 1998, a Fundação Gil Eannes, FP, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata, e a 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como polo de atratividade para Viana do Castelo.

No dia 31 de janeiro, a Fundação Gil Eannes, FP comemora o 27º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.

O Navio Gil Eannes teve uma grande importância para a pesca do bacalhau e hoje, sendo considerado o museu mais visitado de Viana do Castelo, tem um grande valor para a cidade e também para o Alto Minho e para a região Norte, enquanto Memória Viva da Assistência à Pesca do Bacalhau.

O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.

A marcação de visitas a grupos pode ser feita para o telefone 258 809 710 ou para o email navio@fundacaogileannes.pt. Mais informações em https://www.fundacaogileannes.pt/