Header Ads

Publicidade

Pedido da "Pensão na hora" mais acessível com o apoio das Juntas de Freguesia



As Juntas de Freguesia vão poder passar a apoiar os cidadãos no preenchimento do pedido de pensão online através da Segurança Social Direta, garantindo uma maior celeridade no acesso à reforma, conforme refere nota de comunicado do Governo, emitida esta quinta-feira.

O protocolo, celebrado entre o Instituto da Segurança Social e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), garante um apoio de proximidade e um acompanhamento personalizado a quem mais precisa. 

No pedido online, o cidadão pode verificar a sua carreira contributiva e ficar a saber qual o valor estimado da sua pensão. 

Caso se verifiquem as condições de acesso à «pensão na hora», o cidadão pode ter o seu pedido aprovado automaticamente, sendo-lhe atribuída uma pensão provisória num prazo máximo de 24 horas.

Este serviço, disponível na Segurança Social Direta, aumenta a celeridade no acesso à pensão, evita tempos de espera e deslocações aos serviços da Segurança Social.

A assinatura do protocolo conta com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e tem lugar no Instituto da Segurança Social, em Lisboa.