Mosteiro de Rendufe em Amares aberto para visitas aos fins de semana do verão

O Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, abre as portas ao público aos fins de semana durante os meses de verão.
A partir do próximo dia 6 de julho e até 29 de setembro, vai ser possível visitar o Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, Braga, durantes os fins de semana.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Património Cultural, I.P., Câmara Municipal de Amares e Paróquia de Rendufe.
Horário:
Sábados: 10h00-13h00 | 14h30-16h30
Domingo: 10h00-13h00 | 14h30-18h30

Mosteiro de Santo André de Rendufe
A história do mosteiro beneditino de Rendufe remonta à época do Conde D. Henrique. Embora se desconheça a data da sua fundação, eventualmente devida a Egas Pais de Penegate, é possível que tenha ocorrido pouco antes de 1090, pois em Dezembro desse ano o seu abade figura num julgamento.
De acordo com uma inscrição existente no pavimento, junto ao arco do cruzeiro, a igreja já se encontrava concluída em 1151.
Durante a Idade Média foi um mosteiro bastante rico e com um amplo domínio mas, à semelhança do que aconteceu em boa parte das casas conventuais do nosso país, experimentou um forte abalo em consequência da gestão ruinosa dos abades comendatários e anteriormente, das questões levantadas entre o mosteiro, o arcebispo e a família patronal dos Vasconcelos. Essas questões conduziram à sua extinção, seguida de restauração em 1401.
A grande reforma da primitiva igreja deveu-se à iniciativa do último comendatário – D. Henrique de Sousa (descendente do cardeal Alpedrinha), que em 1551 reedificou o mosteiro.

Mosteiro de Santo André de Rendufe
Calçada do Couto de Rendufe
4720-627 Amares
--