Header Ads

Publicidade

Infraestrutura Europeia de Investigação inaugurada em Braga

 



A Universidade do Minho inaugurou esta quarta-feira a sede da Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos, o primeiro consórcio para uma infraestrutura Europeia de Investigação com sede em Portugal.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Madalena Alves, do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro e do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Mais de 70 representantes dos parceiros e órgãos dirigentes do MIRRI-ERIC e do MIRRI-PT estiveram presentes na inauguração.

O Microbial Resource Research Infrastructure - European Research Infrastructure Consortium (MIRRI-ERIC) é a infraestrutura de Investigação distribuída pan-europeia para a preservação, estudo, fornecimento e valorização de recursos microbianos e da biodiversidade servindo a biociência e a bioindústria. 

Esta estrutura reúne cerca de 50 Centros de Recursos Biológicos microbianos (“mBRCs”), colecções de culturas e institutos de investigação de dez países europeus.

O MIRRI assiste as comunidades da biociência e da bioindústria, facilitando o acesso, através de um único ponto, à mais ampla gama de microrganismos de alta qualidade, seus derivados, dados e serviços associados, com foco especial nos domínios da Saúde e Alimentação, Agro-alimentar, e Ambiente e Energia. Ao servir os seus utilizadores, ao colaborar com outras infraestruturas de investigação e ao trabalhar com agências públicas e autoridades, o MIRRI contribui para o avanço da investigação e da inovação nas ciências da vida e biotecnologia, bem como para uma bioeconomia sustentável, competitiva e resiliente.

Foto: CMB