Obras de arte contemporânea serão instaladas ao longo do Caminho de Santiago

Obras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais vão ser instaladas ao longo dos 261 quilómetros que ligam a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza.
Trata-se do Caminho da Arte, projeto promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, que pretende ligar a cidade do Porto e a capital da Galiza, Santiago de Compostela, através da arte contemporânea, e assim criar o mais longo e mais visitado palco de arte do mundo, com mais de 260 quilómetros.
Sessenta obras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais vão ser instaladas ao longo dos 261 quilómetros que ligam a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela. 30 peças vão ser instaladas no troço português do Caminho para Santiago de Compostela, e as restantes 30 no troço galego.
O projeto foi formalizado a 16 de janeiro de 2023, com a assinatura do protocolo que une os municípios portugueses que o Caminho da Arte percorre, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Turismo Porto e Norte de Portugal e a Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo. A sessão decorreu na sede do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
O Caminho Português da Costa atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago.
--