Header Ads

Publicidade

Viana palco do Mercado dos Descobrimentos de 15 a 18 de junho

 


A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, e realizar o primeiro Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”.

O Mercado dos Descobrimentos terá como ponto central o Castelo de Santiago da Barra, construído durante o século XVI para defesa de Viana do Castelo, 2º maior porto do país, e a sua envolvente, num novo cenário que vai continuar a fazer uma ligação com o centro histórico.


Forte de Santiago da Barra, também referido como Castelo de Santiago da Barra, junto ao mar em Viana do Castelo


Viana do Castelo foi fundada no século XIII, pelo rei Afonso III, então com o nome de Viana da Foz do Lima, mantendo desde sempre uma profunda ligação ao rio e ao mar. Na época dos descobrimentos portugueses, entre os séculos XV e XVI, saíram dos estaleiros que já então existiam em Viana do Castelo, naus e caravelas para as rotas da Índias e das Américas, regressando com especiarias e outras cargas preciosas.

Nesse período, o vianense João Álvares Fagundes (1460-1522), navegador e armador de navios, foi pioneiro da navegação na Terra Nova, no Atlântico Norte, acabando por abrir o caminho ao culto das muitas maneiras de comer bacalhau em Portugal.

Com o Mercado dos Descobrimentos, pretende-se recriar um ambiente que transportará os visitantes para a “Vianna da Foz do Lima”, numa época em que o porto desta “villa” assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica.

 

Organização: VianaFestas
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo  – TPNP (Turismo Porto e Norte de Portugal)


Imagem/Foto: Olhar Viana do Castelo