Duas super Luas iluminam início e fim de agosto

Agosto começa com “super lua" cheia e continua com uma das maiores “chuvas de estrelas” do ano
No dia 1 de agosto a Lua entra na fase de Lua cheia às 19:32.
O fenómeno da "super lua" ocorre quando uma lua cheia está perto do seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que pareça até 14% maior e 30% mais brilhante em comparação com quando está mais distante.
Agosto terá duas super luas. A primeira super lua vai ser visível na noite do primeiro dia do mês, 1 de agosto, quando a lua cheia nasce no sudeste, aparentando ser um pouco mais brilhante e maior do que o habitual. Isto acontece porque estará mais perto do que normal, a apenas 357.530 quilómetros de distância.
A lua estará ainda mais próxima na noite de 30 de agosto, a 357.344 quilómetros de distância. Por ser a segunda lua cheia no mesmo mês, será o que se chama de "lua azul".
Na noite de 12 para 13 de agosto, ocorre o pico da “chuva” de meteoros das Perseidas, uma das maiores “chuvas de estrelas” do ano.
As Perseidas tipicamente têm até 100 meteoros visíveis por hora (em céus escuros) e são ricas em “bolas de fogo” (meteoros maiores e mais brilhantes). Como este ano a Lua está num fino minguante, que nasce apenas às 03h30, vai valer a pena ir para locais escuros ver os meteoros passar. A melhor altura para ver as Perseidas será antes do amanhecer.
--